Imagem capa - Fotografia: Porque escolhi esta carreira? por PATRIK JUNIOR VANIN DE VARGAS

Fotografia: Porque escolhi esta carreira?

                         FOTOGRAFIA: PORQUE ESCOLHI ESTA CARREIRA



Neste post vou falar um pouco sobre como e porque me tornei fotógrafo profissional. Compartilhar com vocês um pouco da minha experiência,e também algumas dicas para você que assim como eu, é apaixonado por fotografia e pensa em seguir essa carreira.

Eu sou Patrik Vanin, e meu primeiro contato com a fotografia se deu no ano de 2008, ano em que tive a oportunidade de realizar um intercâmbio nos EUA, naquele tempo eu era um estudante de Design de Interiores e acreditava mesmo que seguiria aquela profissão.

Porém como tudo tem um porque, eu lembro bem de um momento em especial, como fã de basquete, eu estava em uma pequena cidade chamada Waco no Texas, no único shopping da cidade, e pra minha surpresa lá estava o famoso time dos Harlem Globetrotters, pra quem conhece,é aquele time de basquete americano que viaja o mundo fazendo apresentações e jogos performáticos.

Na época não havia celular com câmera descente, e lá me encontro e dou de cara com eles,e cadê a bendita da câmera (eu havia levado aquelas antigas câmeras digitais de 5mp e esquecido no apartamento) para fazer fotos com os jogadores? Pois é, ficou só na memória mesmo, e ali eu decidi que ao retornar ao Brasil,iria fazer uma faculdade de fotografia.








A viagem que mudou tudo,e me fez escolher a fotografia como profissão.


O RETORNO


Ao retornar ao Brasil resolvi me matricular em um curso de fotografia em minha cidade natal, Caxias do Sul-RS. Foi ali que descobri a profissão a qual eu realmente fui predestinado,e como um aluno cdf,participava de todas as atividades,fiz amizades que levo até hoje, e tive meu 1º contato profissional, ali mesmo na faculdade conheci um colega que já tinha um pequeno estúdio fotográfico, e me ofereci para trabalhar no começo de graça a fim de pegar uma experiência.

1ª dica: Procure fotógrafos locais que atuem no mercado em que você quer atuar e se ofereça para aprender, até mesmo como um estágio. Afinal este mesmo profissional um dia esteve no seu lugar e começou do zero também.






    Devidamente apresentável para os eventos






Mas retornado a minha história, ali junto a este colega, tive meu contato com fotografia de estúdio, aonde eu auxiliava na parte de iluminação, fotografava e também vendia as fotos,afinal de contas o interesse maior era meu e eu precisava aprender.

Foi então que comecei a aumentar minha rede de contatos e fazer networking com outros fotógrafos locais,o que me trouxe mais experiência a melhorou e muito meu portfólio fotográfico.

No meu caso como eu ainda não sabia qual nicho eu queria seguir, acabei fazendo desde ensaios em estúdio, externos, fotografia de balada e até mesmo auxiliava em casamentos, e foi aí que o jogo começou a mudar, foi quando eu tive a oportunidade de me mudar para Joinville, e lá eu aprendi a arte da fotografia de dança, tendo inclusive a chance de fotografar o maior festival de dança do mundo, o de Joinville-SC.

 

2ª dica: Faça networking e aumente a sua rede de relacionamentos, ao definir em qual mercado(s) você quer atuar, se apresente para os players desse nicho, se for casamento, busque parcerias com decoradores, cerimonialistas, salões de beleza e afins. Ou seja, se faça conhecido.Aqui no meu ebook carreira e criatividade eu abordo mais sobre nichos de mercado e profissionalização.





Se você tem interesse em se aprofundar mais sobre a carreira de fotógrafo,vou te convidar a conhecer o meu Ebook: Você Fotógrafo-Criatividade e Carreira.



Foi então que tive a oportunidade de conhecer outros profissionais desse mercado, como produtores culturais, coreógrafos, e ser convidado a fotografar grandes eventos de dança,

e como os ensaios fotográficos sempre estiveram muito presentes em minha vida, resolvi também me especializar em books para bailarinos, o que enriqueceu e muito minha trajetória.

O que tornou mais claro em minha mente qual caminho me especializar, afinal de contas 

eu sempre fui um apaixonado por ensaios fotográficos.

Por isso para você que tem o sonho de iniciar sua carreira como fotógrafo, eu digo sempre, não tenha medo de experimentar, testar diferentes estilos de trabalho, até você encontrar a sua verdadeira paixão, e assim que você sentir qual área da fotografia mais tem haver com o seu estilo, mergulhe de cabeça, faça cursos, siga profissionais do mercado que tens como referência, afim de enriquecer seus conhecimentos. 

Espero que assim como eu, você que está iniciando nesta bela profissão, dedique-se ao máximo, para se tornar um profissional de destaque e realizado na escolha da sua carreira.


Algumas fotografias de ensaios que já produzi:








Para finalizar, eu senti no momento certo o quanto a fotografia era a profissão que eu iria seguir, por isso um conselho a você que chegou até aqui e também busca uma nova carreira.

- Tenha paixão pelo que você se propor a fazer

-Não tenha medo de errar, você vai errar, e vai aprender e crescer.

- Nunca, absolutamente nunca desista, siga os seus sonhos  e lute até dar certo.


Gostou desse conteúdo? Curta, e compartilhe com seus amigos,espalhe o poder da fotografia você também.